quarta-feira, julho 06, 2005

Talvez só meros olhares...


Talvez só meros olhares... Posted by Picasa

Hoje, uma conversa fez me relembrar estas frases do livro "Vai aonde te leva o coração" da Susanna Tamaro...

“ (...) Na vida de cada homem » dizia ele, « só existe uma mulher com quem é possível conseguir a união perfeita e, na vida de cada mulher, só existe um homem com quem pode sentir-se completa. » Todavia, poucos, muito poucos, acabavam por se encontrar. Os outros eram obrigados a viver num estado de insatisfação, de nostalgia perpétua. « Quantos encontros haverá assim », dizia ele na escuridão do quarto, « um em dez mil, um num milhão, um em dez milhões ? » Um em dez milhões, sim. Os outros são ajustamentos, simpatias epidérmicas, transitórias, afinidades físicas ou de carácter, convenções sociais (…) ”.

... e fiquei a pensar... ,
olho em redor, vejo a minha familia, os meus amigos, os simples conhecidos
e penso se isto da "união prefeita" não passa de uma ilusão, um mero conto de fadas ...
vejo apenas pessoas que se aturam, que se suportam, que se consomem ...
e isso tudo, depois de uma curta "lua de mel" de boas intenções ...
é tudo tão vago...
tudo tão vazio !!
Não as percebo ...
talvez porque já seja igual a elas
tão igual ...ou para lá caminho !!...
...
e dai talvez até esteja enganado...
talvez exista mesmo essa união prefeita...
pelo menos eu já acreditei tanto nela...
e talvez estas palavras mais não sejam que um desabafo de quem já olha com alguma tristeza para as pessoas...
Não sei...,
acho que vou ter que pensar melhor no assunto !!
PS: Aqui está uma voz espectacular - Bellanova a cantar " And I love him "

24 comentários:

Drops disse...

A união perfeita... existe... tem que existir. Senão, nada mais faria sentido. O problema, é o nosso egoísmo, os nossos medos, da nossa falta de entrega... a dúvida perante cada nova relação, devido a erros do passado.
Existe a união perfeita... e ela começa precisamente em nós, na nossa capacidade de vivermos connosco tal como somos, e de aceitar os outros, sem lhes procurar os defeitos...

Um beijo esperançoso
Drops

PS - esperançoso, doce, e eventualmente confuso...

Anónimo disse...

Acredito que a união perfeita existe sim! Acredito que muita gente tem essa sorte, de encontar a união perfeita! Acredito que muita boa gente vive ás vezes por conveniência, por respeito, e por medo de machucar o próximo e assim vai ficando... sem se importar! Aqui acredito que não existe amor, paixão, mas sim acomodação!
Beijokas lindo*

Mirl disse...

Tem de existir...senão de que vale a vida??Alguns encontram-na outros não...Todos a queremos encontrar, mas não há mapas, apenas caminhos incertor e tortuosos e tenho a certeza que se vencermos os desafios, encontraremos essa união!

É de mim ou o meu texto sem querer tocou-te aí numa ferida qualquer? E agora este post...

Tem esperança, pescador das palavras doces...=)

beijo* muito grandeeeeeee

/me empresta o ombro ao pescador se ele quiser=)

Anónimo disse...

Nunca te esqueças que a "perfeição é inimiga do bom".
O Bom, já é mt bom... a perfeição não existe. Um beijo e bom fim de semana

Anónimo disse...

Olá, PESCADOR, nao tiveste "coragem" ou tempo ou inspiraçao de comentar as minhas palavras, mas estou pronta acomentar as tuas. É assim, quando se começa uma relaçao, eu pleo menos, julgo que esta será a perfeita, se nao resultou nao quer dizer que nao tenha tido os seus momentos de perfeição, teve! Mas claro que a nossa "perfeição" é semrpe talhada por aquilo que somos, que fazemos para se lo e pelas nossas opçoes certas e menos certas... É o que pnso. Um beijo.

Vampiria

A. disse...

a verdade é que eles andão mesmo aí...

mas eu ponho outra questão que me atormenta ha ja quase 2anos... o que se faz quando se encontra o que sempre se quis? se sonhou? ... quando "esse" já encontrou o mesmo para ele... é dificil querer menos quando se pode ter mais.

beijo

Anónimo disse...

felizes daqueles que conseguem ou conseguiram viver a "união perfeita".....
mas.....já agora, o que é a união perfeita?
sabes acho que essa tal união perfeita não existe na realidade... existe mas nos nossos sonhos (as românticas por natureza lembrar-se-ão do sonho do belo principe no seu cavalo branco).
quando começamos um relacionamento pensamos que à partida, esse mesmo será perfeito. a ideia de perfeição dura apenas algum tempo porque se as pessoas não são perfeitas, como é que conseguem criar a perfeição? ou então duas pessoas imperfeitas, que se complementam uma à outra, conseguem criar algo perfeito (ou perto disso)?

se calhar é por já não ser romântica e já não conseguir sonhar com principe que não consigo vislumbrar sinal dessa tal perfeição.
mas acredito que duas pessoas imperfeitas, se complementem uma à outra e consigam criar um relacionamento imperfeito ++++, a rondar o perfeito ----.

Beijos doces e salgados

Pescador disse...

A conversa que ditou este post foi tida á mesa de um café... e no fundo ela traduz a minha reacção de supresa ao desabafo da pessoa com quem eu falava... supreendi-me com a franqueza de alguém que eu pensava que era feliz e que de certa forma afoga-se numa relação aparentemente "perfeita" !! Quando comecei a escrever este post acabei, de forma propositada por estabelecer um certa analogia com as pessoas que me rodeiam, em circulos mais intimos e menos intimos !! Olho... e só vejo como disse " ...pessoas que se aturam, que se suportam, que se consomem ... " !! ... é claro que não posso generalizar....
Por outro lado, eu sei que não existem relações prefeitas, tanto mais que para tal era necessário seres prefeitos.. e esses se os há, andam a procura um do outro!! Acredito mais nas relações "quase prefeitas" onde as discussões existem para que se possa fazer as pazes ;-) !!
Acho que vou acrescentar este comentário ao meu post... e dai talvez não !!

Pescador disse...

Drops: Gostei muito deste teu conceito/prespectiva de relação prefeita... aceitarmos a nossa imprefeição como condição para aceitarmos a imprefeição alheia !!
Bjs doces ... Anjo de nome Drops
Pescador

Pescador disse...

Charlotte: " Acredito que muita boa gente vive ás vezes por conveniência, por respeito, e por medo de machucar o próximo e assim vai ficando... sem se importar! " Estás ver, é sobre isto mesmo que eu escrevo... anda a percepcionar em demasia tais estado de espirito !!
Bjs doces
Pescador

Pescador disse...

MIRL: Não minha querida mirl, o teu texto não tocou em nenhuma ferida..., oo que aconteceu é que algumas frases levaram-me para uns anos atrás, quando eu disse aquelas mesmas palavras a outra pessoa ;-) !! Mas já sei que quando precisar de um ombro amigo poderei recorrer a uma menina de nome Mirl ... ;-) !!
Bjs doces
Pescador

Pescador disse...

Mar: Nem mais minha querida mar, nem mais ;-) !!
Bjs marinhos de um pescador para uma mar

Pescador disse...

Vampiria : Desculpa, mas o tempo nestes ultimos três dias tem sido necessáriamente um bem escasso e a inspiração também não anda lá grande coisa... , já a coragem, hum...,bem se eu não tenho medo das tempestades no mar por certo que não o terei por conta das palavras de uma vampiria... ainda se fossem os seus dentes ;-) !!
Bjs doces
Pescador

Pescador disse...

Shadow: Eu sei que é dificil , muito dificil até...mas não deixes que essa demanda te consuma pois podes não reparar nuns outros "esses" que por vezes passam pela vida !!
Bjs doces
Pescador

Pescador disse...

Miuda: Talvez a relação prefeita seja mesma essa miuda... duas pessoas imprefeitas que se completam..., e assim a perfeição surje apenas do facto delas estarem juntas, saberem estar juntas, saberem sacrificar-se uma pela outra, saberem falar, calar, ouvir... fazer e dizer amor... sei lá...
Bjs doces minha querida e doce miuda
Pescador

PS: Vai vendo o teu mail durante o fim de semana ;-) !!

Anónimo disse...

nao sei se existe ou nao uniao perfeita...sei k existem unioes de almas tao fortes k se colam as peles...dakelas em que começas a deixra de saber onde começas tu e acaba a outra pessoa...se essas sao perfeitas...nao sei...portanto..n sei se existem...mas sejam perfeitas ou nao...k sejam agradaveis... :)

Pescador disse...

Lost in Space: Bjs doces para ti e não precisas de agradecer porque eu gosto muito de visitar o teu "espaço perdido" !!
Pescador
PS: Fiquei confuso com o teu romantismo ;-) !!!

Pescador disse...

Lana: Não sei como é que um " não sei" acabou por definir tanta coisa ...
Bjs doces miuda !!
Pescador

Pescador disse...

Palas Athena: Primeiro que tudo, muito bem vinda a este mar tão calmo e onde é facil navegar... espero que gostes ;-) !!
Depois, acho que existem coisas prefeitas neste mundo..., o sol, a lua, o mar... !! Não achas ???
Em relação a minha familia..., de quem falo no post..., pois.., enfim..., o excesso de amor que existe entre pais e filhos, falta nas relações entre maridos e mulheres... mas é a vida !!
Bjs doces... e espero que voltes
Pescador

carlag disse...

Gosto muito de aqui vir, porque os teus posts são tão reais e quotidianos deste Mundo. Eu já li o livro há alguns anos atrás e vi tb. o filme...lembro-me que na altura gostei muito.
Nada é perfeito. Nada! Acredito sim, nas uniões quase perfeitas, no (quase) feliz para sempre. Acho que hoje em dia tb. esxite mtos factores que condicionam essa mesma relação quase perfeita. O nosso egoísmo, a intolerância. Tb. nos devemos auto-analisar.
Passa por nós e não só pelos outros conseguir essa tal união.
É verdade há muitas relações de mentira e de aparências...Mas eu sou (ainda) alguém que acredita no (quase) sempre feliz com alguém, mas para isso são precisas 4 mãos. Tem de se lutar a dois, não pode ser só um...
O último filme que mencionei lá no meu canto, "the story of us" retrata um pouco este quotidiano, por isso gosto tanto do filme.
Já me alonguei.Um beijinho

Ps- não percebo porque n consegues comentar, que opção colocas? Anónimo? Experimenta as 3.

Pescador disse...

Carlag: Talvez seja isso mesmo , a prefeição é sempre imprefeita pois é sempre a soma de dois seres imprefeitos ... e talvez quase prefeita.. quem sabe se...
Obrigado pelo elogio e pelas tuas visitas..., em relação ao teus comentários, o que acontece é que na maioria das vezes eu não consigo abrir a janela dos comentários..., mas não desisto pois sou teimoso ;-) !!
Bjs doces e serenos
Pescador

Anónimo disse...

Adoro conhecer pessoas através dos blogs, e quando entro num desses que atraem olhares e prendem a atenção, gosto de ir ao princípio de tudo e de lá venho fazendo o caminho inverso. No seu, houve momentos em que parei por diversas vezes: para admirar fotos ou gravura; absorver melhor suas palavras, penetrando-lhes o sentido; extasiar-me ante sua poesia; ou simplesmente para respirar mais profundamente e poder continuar o caminho... Amei seu blog! Tudo nele conduz a um mundo de encantamento, onde o coração se enternece e a alma se ilumina. Obrigada pelos momentos lindos que aqui vivi! Vou voltar sempre, pois seu blog é cativante. Que Deus esteja sempre a colocar luzes em seus caminhos, paz em seu coração e bênçãos em sua alma. Até a próxima!

Pescador disse...

Mily: As tuas palavras emocionaram-me ... e deixaram muitos sorrisos a bailar pelo meu rosto.. adoro tocar nas pessoas com aquilo que eu "pinto", adoro que este quadros sejam "pequenos lagos" onde quem me visita possa mergulhar e emergir com algumas palavras coladas a alma !! As tuas palavras tocaram-me Mily, fizeram sentir especial... mais do que aquilo que alguma serei !!
Bjs doces, meus e de um mar que estará sempre calmo para receber as tuas visitas
Pescador

Anónimo disse...

...fizeste-me chorar...
a eterna busca pela perfeiçao e, por vezes, pode ter-se algo tão...perfeitamente simples ou simplesmente perfeito!...
Por vezes,tb dou comigo a olhar para os q me rodeiam...na tentativa de perceber o q posso fazer melhor, por eles e por mim...confesso.
Tb eu já acreditei na união perfeita.Ainda quero acreditar, apesar de tudo...só não consigo encontrar, a "metade" que me falta...

beijos,
mc