- E se um dia o céu cobrir por completo o mar ?
- Nesse dia, alguém vai encontrar um barco no meio do mar. Um barco branco cujo o nome afunda-se por entre segundos e séculos passados. Nesse barco um pescador. Outros dirão um sonhador, outros ainda um pobre coitado condenado a ter tanto, quando o tanto afinal é tão pouco.
- E o que faz esse pescador !?!
- Pesca como os outros, porém, quando o céu cobre por completo o oceano, ele procura estrelas do mar que ficam a chorar. Estrelas que se perderam em caminhos engolidos pela sombra de um céu que baila, ora vestindo vestes azuis, ora vestidos cinzentos. Acho que foi o próprio Neptuno que encarregou o pescador de tarefa tão doce e dolorosa. Acho que ele já não quer mais lágrimas no seu mar !!!….
- E se um dia o céu cobrir por completo o mar ?
- Porquê, já há nuvens a vaguear pelo céu ? »
- Virá o dia em que se verá peixes a voar e quem sabe pássaros nadadores. Até esse dia chegar muitos peixes nascerão e morrerão a nadar, e muitos pássaros deixarão de bater as asas. O mar é por assim dizer o reflexo líquido do céu, e por sua vez será sob o ponto de vista desta ser humana, o mar a eterna imagem do azul celestial. Quem sabe se esse teu pescador não andará a bordo duma embarcação muito mais cómoda !?! É nessas alturas em que um mar de estrelas e um céu de ondas se cruzam e se confundem entre si. Tal como barcos navegam por céus nunca antes navegados (desculpa lá o difamado plágio, L.V. de Camões…) também estrelas montam as níveas ondas, porém, não será o simples pescador capaz de o assim entender. Se soubesse do que falo seria mais do que eu mesma. O que é que pensas desta resposta ?
- Quem, eu ou o pescador ?
- Porquê !?!, não sabes se és o pescador ?
- Todos somos pescadores, mas o que é que te leva a pensar que eu sou " O Pescador " ?
- Falas em sonhos, em pescas…. Possuis a raridade de sonhar e ambicionar com asas e "barbatanas"…. Sonhas com peixes…, pescas a essência e a integridade dia-a-dia…,sim, eu diria que és o pescador. Será que existem mais pescadores por aí ?
- Aí aonde ?
- Onde o coração leva….
- Para onde o meu coração me leva só existe mar e céu…. Se eu sou o pescador, quem és tu ?
- Uma simples sonhadora…, que procura trocar caminhos e deixar marcas…. Ás vezes gostava de ser invisível…. Outras vezes um rosto na multidão como outro qualquer…. Quem sou eu ? Ontem saberei !!!
- Então o que é o céu e o que é o mar ?
Lembro-me que o silêncio foi a sua resposta, e eu esboçei um sorriso interrogativo como que a perguntar, - porque é que não respondes !?! -, a sua resposta surgiu então sobre a forma de dois pontos de exclamação. (...)
17 de Agosto de 1997
2 comentários:
Estava a ler o blog da Iruvienne e ao ler o teu comentário percebi que devias ser sagitario. E o teu perfil diz que és... hehehe o que me ri, e sorri agora ;)
;-)
Enviar um comentário