domingo, maio 15, 2005

Trazias tanto mar na pele dos dedos

Um poema lindooooo de um escritor/poeta da minha terra natal ... Angola :-) !!

" Trazias tanto mar na pele dos dedos

Trazias tanto mar na pele dos dedos
onde o teu corpo é sempre o meu princípio
de nunca querer chegar
ao fim a voz da vaga
quantas vezes te disse e te cantei ?
Quantas vezes sal de pôr na boca
Quantas vezes concha seios de maré
búzio de carne
um leito de água no teu ventre
de marulhado espasmo musical ?


E quando a água aquecia nossa fúria
quantas vezes sentimos que o mar não era tudo
e os olhos queriam mais no meio dos ruídos
cazuarinos
um ximbicar nas coisas sem limite.


Mas põe o nosso corpo nestas dunas
de sol pleno e todo destapado
alimentando o lago da miragem
que se descobre na esquina onde só era
o nu da luz na escassez de arbustos
de um pouco-a-pouco deste ar sopro quente
que a nossa boca expira para a boca
e nossos olhos prolongam para sul.


Aqui pressinto o que faltava quase
ao nosso mar
para que fosse a imensidão
mais simples mais essencial.
Ouve-me então nesta coragem de planta
amor eu penso a minha curva de Welwitchia
erecta em solidão da tua ausência
depois que trouxeste tanto mar na pele dos dedos."


Manuel Rui

3 comentários:

Anónimo disse...

Lindíssimo!!Que bom conhecer este poema.
Beijinhos*

Anónimo disse...

Grazie cara !! Com o tempo darei-te conhecer outros, alguns deles meus ;-) !! Bjinhos *****

Anónimo disse...

não sou muito apreciadora de poesia.... mas gostei...