sábado, maio 21, 2005

A Alma de uma mulher


http://nationalgeographic.abril.uol.com.br/reportagens/0204/0204_afega.html Posted by Hello

Esta imagem sempre me fascinou...,
não consigo olhar para ela pois é ela que olha para mim...
é talvez uma das mais belas fotografias que vi até hoje...


http://nationalgeographic.abril.uol.com.br/reportagens/zoom/afega_0204_04.html
Foto de Steve McCurry

" Sharbat Gula não sabe ao certo sua idade, mas ela deve ter entre 28 e 30 anos. Em meados de 1990, durante uma trégua na luta que assolou o Afeganistão durante grande parte de sua vida, ela retornou a sua aldeia. Ali vem trabalhando desde então basicamente para sobreviver. Ela nunca mais havia sido fotografada desde que o fotógrafo Steve McCurry fez o retrato da capa da revista, em 1984, e só concordou em aparecer novamente em uma foto sem sua burka porque seu marido lhe disse que devia fazê-lo. Ela é uma mulher do lar, que se sente constrangida diante da atenção de estranhos. Uma muçulmana devota, Sharbat atribui sua sobrevivência à "boa vontade de Deus". "

11 comentários:

Anónimo disse...

humm eu sempre achei uma foto triste..ela é tao nova e a vida fez parece-la tao, tao mais velha...enfim..

Vim agradecer o teu comment ao meu ultimo texto..e..deixar um :)

Anónimo disse...

;-) recebido e retibuido ;-) !!

Lady disse...

Sim é bela foto e parece que ela nos olha como quem nos quer ler/trespassar a alma... Gostei, beijinhos

Anónimo disse...

É sem duvida uma daquelas fotografias, como se fosse uma marca que fica resguardada num canto da nossa memória, tornando-se assim inesquecível. Excelente este trabalho do Steve McCurry!
;)Bjs.

Anónimo disse...

Costuma-se dizer que os olhos são o espelho da alma...esta foto é bem exemplo disse. Um olhar que nos faz paralizar . Beijo

Anónimo disse...

Vim retribuir a visita e conhecer o teu cantinho, que é muito agradável e sereno :) Parabéns :) Quanto à foto, fascina-me. Foi curioso o fotógrafo encontrá-la depois, tantos anos mais tarde. O contraste é enorme, com um ar cansado e envelhecido pelo tempo, mas os olhos... esses continuaram iguais. Penetrantes, lindíssimos. Beijo grande :)

Anónimo disse...

Aran-aran: Algo que nos trespassa a alma..., duas esferas de fogo verde que nos entram pela alma dentro ;-)... Bjs !!

Anónimo disse...

Charlotte: Exactamente aquilo que eu penso amiga, esta é aquela fotografia que nos acompanha ao longo da vida, sempre, num recanto da nossa memória!! Bacio doce!!

Anónimo disse...

sylpha: Diria antes que os olhos são a janela da alma... pois os espelhos por vezes enganam ;-)!! Bjs!!

Anónimo disse...

Carla: Espero que tenhas gostado de "velejar" pelo meu mar e que voltes muitas vezes ...,acho que vou acrescentar algo a este post, ou tentar..., e sim eu adoro o mar ;-) !! Se me permitires irei fazer referência aos Haicai no meu Blog, com uma pequena citação do teu blog...,e por outro lado também vou linkar o teu blog, se te importares avisa que eu retiro imediatamente !! Bjs e Sorrisos , Pescador ;-)

Anónimo disse...

já tinha visto as duas fotos antes.... é incrivel.... apesar de ter uns olhos lindos, tem um olhar sorumbático e triste. e assim, apercebo-me de como tenho sorte...... bjs